AS COMUNIDADES DO DISTRITO E SUA MISSÃO.

BAHIA

A missão na Bahia é considerada como a “menina dos olhos” do Distrito dos Padres Maristas aqui no Brasil. É um ambiente de muitas necessidades, tanta social como religiosa. Lá os padres encontram um ambiente propício para atuarem do jeito de Maria, Mãe de Misericórdia. Em terras baianas, os Maristas atuam em quatro paróquias da diocese de Caetité. Nesta diocese trabalham não somente nas funções paroquiais, mas, sobretudo no acompanhamento espiritual, na formação catequética dos leigos, na pastoral da família, e em outras atividades junto a Diocese. Alguns padres que passaram por lá também ajudaram no desenvolvimento social e econômico da região. Um deles foi o Padre Miguel, missionário da Nova Zelândia que colaborou na implementação de uma escola agrícola no município de Pindaí e em outros projetos sociais e econômicos da região.

Na Bahia os maristas têm a oportunidade de reviver a experiência que marcaram a origem da nossa congregação. Assim como os primeiros missionários que se deslocavam para o interior da França para levar o rosto misericordioso de Deus, de igual forma, somos chamados hoje a atuar junto ao povo baiano, levando a presença deste mesmo Deus de misericórdia, como também o fez Maria.

BELO HORIZONTE

No estado de Minas Gerais, a Sociedade de Maria está presente na capital Belo Horizonte. Nesta cidade encontra-se o Escolásticado Piergiorgio Ricossa (o nome é uma homenagem ao Padre Piergiorgio, um dos primeiros missionários maristas a vir para o Brasil, falecido no ano de 2000 em Curitiba.). Em terras mineiras a comunidade marista tem um caráter formativo, os jovens dedicam boa parte de seu tempo aos estudos de teologia. Os padres que compõem a equipe de formação do escolasticado atuam na paróquia onde residem e outras paróquias da região metropolitana. Durante os fins de semana os escolásticos (estudantes de teologia) se dedicam a atividades pastorais nas paróquias e junto à arquidiocese.

No ano de 2011, a Comunidade de Belo Horizonte acolheu também o noviciado Latinoamericono de nossa congregação, contando com a presença de noviços brasileiros e peruanos.

Em Minas Gerais os Maristas são uma presença atuante e oculta junto ao povo mineiro.

VESPASIANO MG

Click here to add your own text

Click here to add your own text